Feito com 700 kg de peixe e 500 kg de temperos, caldo de tilápia de SC é o maior do Brasil, diz prefeitura
22/04/2024
Comida vai ser servida em festa regional de Armazém, com ajuda de retroescavadeira. Município de SC prepara caldo de tilápia gigante em panela de 12 toneladas
Mais de 700 kg de peixe em uma panela de quase 12 toneladas. Essa é a proporção do gigante caldo de tilápia (peixe natural de água doce) de Armazém, no Sul de Santa Catarina, que será servido pela prefeitura no final do mês.
Conforme o município, o líquido é mexido com duas grandes colheres de ferro, feitas especialmente para a 3ª Festa Regional da Tilápia, que ocorre no próximo domingo (28), e será servido com auxílio de uma retroescavadeira.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Um vídeo, gravado na edição anterior do evento, mostra o caldo sendo retirado da panela pela retroescavadeira e inserido a um filtro, que direciona o caldo para panelas menores (assista acima). Após esse processo, o prato é servido ao público.
Colher presa em retroescavadeira serve caldo de tilápia em SC
Divulgação
A lei estadual nº 17.673 deu a Armazém o título de Capital Catarinense da Tilápia. Mas, segundo a prefeitura, não é só isso que torna o caldo especial.
Ao todo, compõem a produção cerca de 500 kg de temperos, que incluem cebolinha, salsinha, louro e alho-poró. Além disso, um molho com banha suína, tomate e caldo de galinha também garante o sabor final do maior caldo de tilápia do país, como denomina a prefeitura.
A estimativa é que os aproximadamente 2500 litros de caldo sirvam cerca de 4,5 mil pessoas.
Leia também:
VÍDEO: Roda gigante de Balneário Camboriú homenageia Ziraldo com luzes
Piloto de helicóptero viraliza ao mostrar cotidiano nos céus de Balneário Camboriú
Panela gigante
Com volume total de 7,45 mil litros, a panela foi fundida em Piracicaba (SP) e montada em Joinville, no Norte de Santa Catarina, onde morava o proprietário dela, o falecido empresário José Bittencourt Rodrigues, que morreu em 2023.
Segundo a prefeitura, Rodrigues cedia a panela ao município para a festa, de onde era natural. Agora, a família seguirá mantendo a tradição, ainda conforme o município.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias