Meteoro é flagrado em horário não compatível com chuva de Líridas no céu de SC; entenda
22/04/2024
Fenômeno ocorreu na noite de domingo (21) na região de Monte Castelo. Câmeras flagram passagem de meteoro no céu de SC; VÍDEO
Câmeras registraram a passagem de um meteoro em horário não compatível com a chuva de Líridas em Santa Catarina, na noite de domingo (21).
🔭🤩 O fenômeno ocorreu às 19h32, na região de Monte Castelo, no Norte do estado, e era esperado para mais tarde, junto a passagem de outros corpos celestes.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O percurso do objeto luminoso durou cerca de 3 segundos e foi flagrado por duas câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) (assista acima). Nas redes sociais, há relatos de que o meteoro também foi visto de São Bento do Sul, na mesma região.
☄️Embora tenha ocorrido no período da chuva de meteoros Líridas, explica Jocimar Justino, astrônomo amador que faz parte da Bramon, o flagrante no céu não faz parte da chuva Líridas por ter ocorrido justamente em horário não compatível.
Câmera flagra passagem de meteoro no céu de SC
Bramon/Divulgação
Chuva de meteoros
A chuva Líridas poderá ser vista a olho nu, em Santa Catarina, até 30 de abril. O fenômeno é causado pelo rastro de poeira deixado pelo Cometa Thatcher (C/1861 G1), segundo o astrônomo amador Jocimar Justino.
🌌 Ativa desde 14 deste mês, a chuva terá pico de melhor visualização entre está segunda (22) e terça (23). Segundo Justino, que é integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a maior chance de observar o fenômeno é entre meia-noite e o amanhecer.
Chuva de meteoro Líridas em Santa Catarina em abril de 2023
Jocimar Justino/Bramon
O que é meteoro e chuva de meteoros?
O meteoro pode ser descrito como qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides.
Uma chuva de meteoros ocorre quando vários meteoros passam pelo céu noturno partindo, aparentemente, de um mesmo ponto: o radiante. No caso das Líridas, o radiante está na constelação da Lira.
VEJA DICAS para ver a chuva de meteoros de poeira de cometa
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias